terça-feira, 7 de julho de 2009

O cesto de Djerba - 1° dia

O cesto de Djerba é de palha e ele resume bem nossa saida de Paris! Quando o taxi chegou de manhã cedo para nos buscar o cesto ainda estava cheio de coisas que deveriam entrar nas malas, mas não cabia mais nada! Não deu tempo de procurar espaço e então fomos com ele cheio inclusive com o nosso café da manhã para o aeroporto! Chegamos com tempo e fomos pesar as malas e, como era de se esperar, elas estavam acima do peso permitido. Então compramos mais uma mala na hora e coube tudo!

A viagem foi tranquila, também, depois dos dias seguidos de correria so' deu para dormir quase o tempo todo! Tivemos uma parada em Niamey, capital de Niger, e chegamos em Ouagadougou por volta das 16h com 37° na sombra! Bem, ainda na fila da Policia um brasileiro escutou
a gente falando em Português, um senhor que trabalha na Embraer em Paris. Ele ficou meio espantado quando contamos que vamos ficar por 6 meses! Ele veio para reuniões e volta na quinta-feira. Foi engraçado, até em Burkina Faso encontramos brasileiros!

O Pierre (francês que esta' fazendo um trabalho para a Farm) ja' estava la' esperando a gente, ele foi muito legal! Na saida, apareceram de repente uns 5 caras oferecendo ajuda, vendendo chip de celular, brinquedinhos, pedindo dinheiro, a caneta, etc. Pegamos um taxi totalmente fora do padrão: mala na frente e atras e "vambora"! Para-brisa todo rachado, algumas emendas nos bancos e muita poeira! O Pierre foi na frente de moto. O trabalho dele é em Dédougou mas ele vem para Ouga por causa da Anne, sua namorida. Nos vamos ficar na casa deles aqui em Ouaga.

No trajeto do aeroporto para casa ja' deu pra sentir um pouco onde estamos, passamos por uma avenida grande e nela vende-se de tudo: fruta, milho, carne (sim, vimos uns homenes com pedaços de carne dentro de caixas de papelão), toalha de banho, etc. Vimos mulheres e crianças carrengando bacias na cabeça, cachorro, galinha, cabra, etc. Depois de deixar as malas nos sentamos um pouco na varanda para conversar. Pierre saiu porque tinha um compromisso com a Anne e nós ficamos dormindo. Acordamos com a chuva, mas é C H U V A, não chuva, chuva mesmo, chuvaaaaaa, pensamos que a casa ia desmontar com a ventania, ficamos um tempinho sem luz, mas ela vem e volta.

Pierre e Anne chegaram por volta das 21h ensopados e por causa da chuva decidimos comer em casa e depois de mais um papo fomos dormir bem cansados!

Dizem que se chove no dia em que chegamos é bom, traz boa sorte, quer dizer que estamos trazendo "coisa boa", agua, comida, frescor :)