sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Estamos de volta!

fomos e voltamos! As duas semanas na França correram bem, fizemos quase tudo, quase tudo mesmo, que precisávamos! não deu para descansar, mas o friozinho nos fez muito bem! Fomos muito bem acolhidos pela Nicole que nos recebeu em sua casa (onde está a nossa "mudança") e pelos amigos que conseguimos visitar, além do papo gostoso, comidinha gostosa e deliciosos queijos e vinhos! Obrigada queridos! Como sempre tem história para contar no meio, mas conseguimos renovar os nossos vistos! Nossa semana em Bordeaux também foi boa, principalmente para o Eric que se apresentou (com sucesso!) e trocou figurinhas com bastante gente e interessados no trabalho que está fazendo. Adoramos Bordeaux, pena que foi tão rápido e corrido, não deu para passear! Mas como esse blog é sobre outras áreas vamos parar por aqui!!

Essas duas semanas na França nos deram "pistas" das coisas que não tivemos muito tempo de assimilar desde que chegamos aqui. Serviu para nos darmos conta, pelo menos um pouco, do antes e do depois, das "diferenças" entre esses dois mundos e constatar, mais uma vez, que falamos muito, podemos falar por horas, mas não chegamos a exprimir exatamente o que se passa. Isso gera um certo vazio, por que temos a sensação que falamos muito e nada ao mesmo tempo, mas mesmo assim uma satisfação enorme de que aquilo que vivemos, em qualquer circunstância, ninguém pode viver em nosso lugar!

Bem, estamos de novo! Chegamos no sábado a noite em Ouagadougou, mas ficamos até a quarta-feira porque o Eric tinha reuniões de trabalho. O legal dessa vez em Ouaga foi que na terça fomos numa conferência no CCF seguida da exibição de um documentário muito interessante: Let's make money - http://www.letsmakemoney.at! ASSISTAM! A conferência foi de um agrônomo que participa do documentário falando sobre as atividades agrícolas daqui, o que reflete diretamente na situação econômica do país... Burkina Faso é 80% agricultura! Mas o documentário mostra outras "realidades" também, vale muito a pena ver para deixarmos de ser ingênuos!

Chegamos em Dédougou e encontramos a casa num estado como se tivéssemos fora durante meses! Muita poeira (vermelha) e muitas, muitas aranhas! Tinha até um rato dentro de casa que fez a festa e deu trabalho para o Eric! Mas as coisas estão no lugar e várias pessoas passaram por aqui para nos dar as boas-vindas! Eric ganhou um presente do Moussa (o marcineiro que fez a nossa cama) um quadro com o mapa de Burkina Faso e do Brasil, embaixo duas mãos dadas (uma daqui e outra de tubabu) escrito "Amizade - Fraternidade - Determinação"; feito de areia colorida, bem característico daqui. O problema é que o quadro é de vidro e moldura de madeira, isto é, nada ideal para pôr na mala! Mas vai ter que ir, vamos dar um jeito!

Também ficamos contentes porque nossa campanha deu certo! Trouxemos uma mala grande e uma pequena de doações da França e algumas encomendas. O que demos alegrou muito o povo :) Obrigada a todos que participaram! Hoje fomos nas irmãs (Missão da Madre Teresa) levar então as doações e o pacote que as irmãs de Paris deixaram com a gente para elas ... só alegria!

Isso aí! Começando a segunda etapa! Até dezembro temos muito o que fazer por aqui! Nos aguardem!!