sexta-feira, 17 de julho de 2009

Era uma casa muito engraçada...

Seguimos com o dilema de encontrar uma casa com água encanada. Passamos os últimos 3 dias mais ou menos nessa... verdade que estamos um pouco estressados com isso para começar a pensar nas atividades aqui, chegar a ter uma rotina... efetivamente. Começa a tomar uma proporção maior ter tudo dentro de mala, não ter as coisas em volta muito limpas e... não ter uma pia ali logo em seguida! O problema é que se tentamos nos instalar melhor (mesa, armário, etc) se torna mais complicado fazer a mudança novamente, pôr de volta as coisas na mala e transportar tudo de novo. Lembrem-se: não tem táxi, apenas carrinho de mão!

Fomos ver 3 casas. Interessante como o conceito de casa é diferente. Até agora em nenhuma delas tinha o que podemos chamar de cozinha. A primeira que visitamos é enorme, fora alguns detalhes também não tem água corrente... então descartada. A segunda até tem um vaso sanitário e uma ducha dentro da casa, mas não tem pia, somente uma torneira no chão junto da ducha. Sem contar que além de grande, as paredes estão muito sujas e o banheiro... uf! Teríamos um certo trabalho para deixá-la habitável. A que vimos hoje é relativamente boa, tem banheiro dentro de casa e é nova, mas não tem ainda água corrente... mas tem vaso sanitário! O Youl e o Youssef, que estão nos ajudando, dizem que por aqui não tem muitas "casas europeias", "vocês brancos, pra ir no banheiro, sentam como se fosse numa cadeira, nós não, é no joelho mesmo!" Engraçado, nunca pensei que fosse tão complexo ter água encanada e, sobretudo, uma pia, um vaso sanitário. Será que pra eles somente os europeus têm banheiro dentro de casa? Europeu=branco? Acho que não precisamos contar aqui muitos detalhes dessa parte de banheiro, ? Não tenho aqui dados concretos, mas pode ser que realmente uma boa parte da população mundial vive nessas condições, melhor, o que nós brancos chamamos de "condições". Quanto à cozinha... os africanos ficam boa parte do tempo fora de casa, no quintal. Cozinhar é à lenha, no chão... faz um certo sentido ter que ser fora de casa ? Com esse calor que faz aqui ter uma "lareira" dentro de casa é desnecessário!!! Mesmo assim estamos estudando como adaptar as coisas aqui onde estamos, se a solução for ficar (pois não encontramos até agora nada que valha à pena). Hoje compramos um fogãozinho à gás, de 3 bocas... pelo menos para podermos cozinhar algo mais familiar e um penico para eventais emergências. Ontem à noite choveu torrencialmente... e ai? Como fica?

Mudando de assunto... porque não é isso que temos feito por aqui... ainda na quarta, depois do desfile e fotos da noite anterior, uma vizinha veio pedir para tirar fotos dela com uma roupa tradicional também. Dessa vez foi rápido, a Francine trocou de roupa para tirar foto com ela. Interessante ver que pra eles ainda é algo diferente tirar foto! Ontem eu tive uma ideia para poder tirar fotos por ai! Chamei o Azer (filho da Francine, 9 anos) e a Leticia (uma das irmãs da Francine que está passando as férias aqui, 12 anos) para passear e tirar fotos dos animais! Foi uma festa!!! Comecei com os dois e teve uma hora que contei, devia ter umas 20 crianças em volta de mim. Eles entravam em outras casas, falavam com os vizinhos, tiravam fotos dos bichos, das crianças, dos velhinhos... engraçado, mais gente atrás da camêra do que na frente para ser fotografado! Uma briga pra ver como a foto ficou, como se fosse desaparecer no minuto seguinte! Foi divertido, me deu um levante e me emocionou ver a criançada se divertindo com algo diferente pra eles.

A noite o Pierre inventou de fazer crepes! Uff! Que bagunça! Trouxemos o fogãozinho à gás da Francine, fizemos a massa, molho, banana, côco ralado, leite condensado... mas não visualizem o crepe que conhecemos... foi quase isso! O Azer consegue tirar fotos direitinho e ele tirou algumas desse evento. Ah! A Leticia veio perguntar se ela podia passar a mão nas minhas pintinhas (no braço)... fofa ? Eles ficam muito curiosos, ela fez uma cara engraçada "mas o que que tem dentro?"

No mais... Eric hoje teve uma reunião com um outro senhor importante, o Fidélé Toe. Esse senhor trabalha com um pouco de tudo, ele foi um dos responsáveis pela criação da UGCPA, faz documentários, participa de associações, conhece todo mundo, etc. No final da reunião Eric comentou de mim, ele se prontificou logo em me apresentar num projeto daqui. Horas depois da reunião ele aparece aqui em casa, com um livro pro Eric e um documento do tal projeto pra mim, trata-se do WEDUS... um projeto que tem aqui em Dédougou sobre inclusão digital. Mando noticias sobre... ele disse que se eu me interessar ele vai me levar . Com isso ele comentou que tem que nos apresentar para as autoridades daqui, que é muito importante sermos apresentados e saludar os burquinabeses através de um "local". Bem... estamos agradecidos por mais essa!

"Ninguém podia fazer pipi, porque penico não tinha ali ...
mas era feita com muito esmero na rua dos bobos, numero zero"