sábado, 1 de agosto de 2009

Vacances Loisirs

Hoje foi o encerramento de um projeto de que participamos aqui em Dédougou. Vacances Loisirs (Férias Lazer) é o nome da colônia de férias organizada pela Associação Solidariedade Arte e Cultura. O Senhor Ganou (Diretor Regional de Educação - DREBA) me apresentou para o Armand, que coordena essa atividade (sem medir esforços) e desde a primeira conversa as portas ficaram abertas!

A colônia de férias não é gratuita, mas o preço que as famílias pagam é simbólico, cobre os lanches das crianças e alguns materiais. Todos os organizadores e animadores trabalham como voluntários. Esse ano foi a terceira edição e tiveram 40 crianças inscritas entre 9 e 14 anos. Foram duas semanas de atividades: música, teatro, dança, palestras, esportes, informática, jogos tradicionais...

As crianças visitaram o governador da região, a direção de ensino e a prefeitura... com visita guiada e tudo! Elas faziam pequenas apresentações e perguntas (previamente combinadas) para as autoridades. Interessante! O que me chamou atenção foi a certa facilidade de levar um grupo de crianças (em colônia de férias) para visitar o governador, o prefeito, etc com hora marcada. São pessoas de fácil acesso realmente. Armand pediu minha ajuda para tirar fotos para eles terem alguns registros e poderem divulgar mais o projeto. Com isso eu tive a oportunidade de conhecer os espaços públicos também!

Eu conheci o grupo na segunda semana da colônia e fui muito bem recebida por todos desde o início. O mínimo que fazemos é bastante para eles e isso me fez muito bem que esse início é muito difícil pra gente. Conheci um rapaz francês (Emilien) que está por pouco tempo aqui fazendo um estágio na rádio da cidade. Ele conheceu o projeto no ano passado e tem ajudado desde então. Ele se ofereceu para ajudar nas atividades de informática com as crianças e quem "empresta" os computadores é o CLAC (Centro de Leitura, Arte e Cultura). Eu apareci justamente na semana em que o Emilien teria que viajar e assim as crianças tiveram mais duas aulas de informática comigo. (Matei saudade!) Apesar do pouco contato que eles têm (a maioria somente nesta ocasião), eles dominam rapidamente o "brinquedo" e até que avançaram no tempo que tivemos... 36 crianças para 4 computadores em 1 hora! Isto é... uns 15 minutos para cada grupo, 3 crianças por computador.

Além dessas duas aulas eu também tive uma hora com eles para falar sobre o Brasil, mostrei fotos e falei muito genericamente sobre nossas paisagens, animais, praias, rios, índios, cachoeiras, comidas, frutas, legumes, bebidas, capoeira, Pelé, Ayrton Sena, Lula... eu aproveitei para falar um pouco sobre a relação histórica entre o Brasil e a África. As crianças adoraram! Ficaram encantadas com a quantidade de água que temos, com os animais e com a capoeira (cantamos juntos "paranauê"). Perguntas: se no Brasil tinha cachoeiras grandes, qual a principal atividade econômica no Brasil, como falar em português as saudações principais (bonjour, au revoir, etc)...

No final... falando no Brasil... teve uma partida de futebol e o Eric veio para participar também! Foi a maior festa! O professor de Educação Física fez aquecimento e tudo... tudo organizado! Eric jogou com o time dos pequenos e dos grandes... os pequenos brincaram mais do que jogaram, mas os grandes levaram a sério! E o "Brasil" ganhou de 2X1!

O encerramento foi legal. As crianças apresentaram danças, poesias e peças de teatro para os pais e as autoridades presentes. Teve entrega de diploma e tudo! Tanto o coordenador do projeto (Armand) quanto o Diretor da DREBA (Ganou) nos agradeceram muito pela nossa colaboração e participação... fomos até citados! Eu falei das atividades que fizemos, mostramos para os pais o jogo "morto-vivo" e fui convidada para entregar um diploma. Depois ainda teve uma pequena confraternização com os pais e um lanche com as crianças... mas não ficamos até o final, o Sidibé (colega da UGCPA) tinha pegado o computador emprestado com o Eric para fazer uma reunião e queria passar em casa para a tradicional visita de boas-vindas!

A visita foi boa, Sidibé nos contou um pouco sobre a sua trajetória profissional e nos explicou varias coisas culturais. Por exemplo, ele comentou que nós ocidentais, geralmente falamos abertamente se estamos ocupados ou se temos um compromisso quando alguém nos faz uma visita ou quando a visita dura e precisamos sair. Mas aqui, diz ele, nunca, nunca vão falar que você chegou numa hora indevida ou que precisam sair. Vão sempre te receber, tocar a conversa tranquilamente e dar um jeito de avisar (discretamete) a pessoa que está esperando ou simplesmente deixar de fazer o que estava previsto...

Bem, tivemos a oportunidade de conhecer esse projeto logo no inicio da nossa temporada aqui e foi ótimo! Estivemos com eles por pouco tempo (algumas horas espalhadas na semana) mas isso ajudou a nos sentirmos mais à vontade e a chegar aos poucos. As crianças são sempre crianças como em todo canto: curiosas e espontâneas! Um exemplo: na fila do aquecimento antes do jogo, os meninos ficaram passando a mão no braço do Eric, achando estranho a quantidade de pêlos! E na hora da troca de time, quando o Eric entrou para o time dos "sem-camisa" algumas crianças morreram de rir! Deve ter sido a primeira vez que eles viram um branco peludo!!! Os animadores e organizadores do projeto foram muito legais e atenciosos conosco (ganhamos sanduiche, amendoim, suco, sacolé...) e sempre que puderam nos agradeceram pelo pouco que fizemos. Gostamos muito dessa iniciativa, infelizmente o comum aqui é passar as férias fazendo nada, na rua ou trabalhando duro (no campo ou em casa). Com esse projeto as crianças se reúnem para fazer atividades a que pouquíssimos têm acesso aqui, nem mesmo na escola. Eles querem continuar o projeto nos próximos anos e quem sabe ocupar as crianças por mais tempo, mas para isso dependem sempre de ajuda. Dificilmente estaremos aqui ano que vem, mas pretendemos ajudar de alguma forma. Que tal nos reunirmos numa vaquinha e proporcionar mais momentos como esses para mais crianças ou por mais tempo? Topam? Lembrem-se de que o Real e o Euro valem muito aqui! Garanto que essa doação chega nas mãos de quem sabe (esperamos) o que fazer com ela!

Selecionamos algumas fotos, elas mostram as atividades da colônia de férias e também um pouco mais de como se vive por aqui...
Ala ka dugu "nh"uman gwe!
(Que Deus nos faça passar uma boa noite!)