domingo, 22 de novembro de 2009

Ouaga – Parte III

Partimos novamente para Ouaga. Mesmo esquema de sempre: sobe moto, sobe cabra, sobe cordeiro, sobe galão de plástico, sobe sacos, sobe malas, espera o ônibus “ficar pronto”... uma hora de atraso! Ok, ônibus lotado e vambora! O ônibus dessa vez estava reformado, pintadinho, com as janelas ok. Um tempo depois de viagem começa a gritaria “pára que o cordeiro quer descer!” O cordeiro estava com as patinhas caindo do teto do ônibus, esperneando! Pára tudo, arruma o bichinho e vambora! Mais pra frente novamente a gritaria “Hei! Tem gasolina escorrendo do teto!” E o povo correndo para fechar as janelas. Sim, alguém “transportou” gasolina em galão de plástico, não fechou bem, não devem ter avisado ao pessoal que “arruma” o ônibus... e dá nisso. Perigo! Mais pra frente novamente gritaria ““pára que a cabra quer descer!”. Pindurada, esperneando, coitadinha. Pára tudo, arruma o bichinho e vambora! Mais pra frente, levo um susto com o Eric vindo pra cima de mim fechando a janela, era ainda a gasolina, dessa vez escorrendo pela minha janela. Levei umas gotinhas que me perfumaram o resto do dia! E... nisso tudo lá se vai o aspecto “novinho” do ônibus. A estrada estava péssima e dessa vez batemos o recorde: O I T O H O R A S de viagem (só pra lembrar: são 230 Km)!

Quando chegamos em Ouaga só deu para pensar em tomar banho, comer e dormir... meio calados. Mas deu tempo de matar a saudade de uma pizza! Dessa vez temos muita coisa pra fazer em Ouaga. Nós dois viemos, principalmente, para participar de eventos. Eric foi no Fórum TIC Agricultura e eu nas Jornadas Científicas Res@tice 2009 ... que felizmente calharam nas mesmas datas! Para ambos foi muito legal ter participado. No Res@tice tinham participantes de 20 países (Burkina Faso, França, Canadá, Bélgica, Egito, Marrocos, Camarões, Tunísia, Arábia Saudita, etc) e eu era a única da América Latina. Foi legal principalmente para conhecer o que está sendo discutido nesses países e constatar que, guardada as devidas proporções, os desafios são os mesmos: vontade política, capacitação e formação de pessoal. O Fórum TIC Agricultura reuniu da região vindos não só de Burkina Faso mas também do Mali, da Costa do Marfim e do Gana.

Também aproveitamos para visitar a Cour aux 100 métiers da ATD Quarto Mundo aqui no Burkina Faso... adoramos! Nossas amigas Cíntia e Mariana, voluntárias permanentes, nos ajudaram a entrar em contato com o pessoal daqui e tivemos um encontro muito interessante.

Também reencontramos a Claire, amiga do Pierre e da Anne que estava no finalzinho das suas férias por aqui e, numa das nossas passagens pelo trabalho da Anne (CCF), reencontramos os brasileiros que conhecemos da outra vez, a Marília e o Daniel que dessa vez estava com a sua namorada. Ela se chama Leila e apesar de ser belga, é mais brasileira que outra coisa! Ai que saudade!