sábado, 12 de dezembro de 2009

E as despedidas começam

Semana passada o Pierre deixou Dédougou, agora ele vai morar em Ouagadougou, melhor, vai ficar direto lá, pois ele já tinha a casa dele com a Anne. O Pierre veio para o Burkina Faso fazer um estudo sobre impacto ambiental para a FARM (Fundação onde o Eric trabalha). Mas em outubro ele foi contratado, por tempo indeterminado, para ficar por aqui e coordenar um dos projetos da fundação (Projeto Vivrier). Esse projeto acontece não só aqui no Burkina mas também no Mali, Gana, Benin... isto é, o Pierre vai viajar bastante pela África do Oeste. Na semana passada também desembarcaram aqui o diretor da FARM (Bernard Bachelier) e diretor adjunto (Billy) para visitas oficiais e apresentações do estudo que o Pierre fez.

Bem, foi tão corrido que quando vimos... já tinha acontecido... as coisas estão em andamento... o tempo voando! Os amigos já tocam no assunto, os prazos chegam ao fim e a casa está aos poucos ficando mais vazia. Hora de levantar acampamento... de novo!

Nesta quinta-feira recebemos a visita do nosso professor de Dioula, Laurent, com a sua esposa, que está grávida, mais suas três filhas. Eles vieram pra gente conversar com mais calma antes da partida. Ultimamente não estávamos mais tendo aulas porque, além dos problemas de saúde que eles tiveram, Eric e Pierre não pararam em casa. Mas tivemos um contato muito amigável e ficamos contentes em ter tido esse momento com eles. Não tínhamos preparado nada de especial, mas a esposa do Laurent chegou aqui com uma panela de feijão verde com carne e outra com uma espécie de canjica (acho que não tem nada parecido no Brasil). Colocamos um desenho animado para as crianças assistirem. No final, o Laurent pediu para fazermos uma oração, com todos juntos. Ele fez uma oração muito bonita, agradecendo a Deus pela nossa amizade, nosso apoio e pedindo pela nossa saúde e proteção, nossa e da nossa família no Brasil. Rezamos juntos um Pai Nosso, cada um na sua língua e eles terminaram cantando pra gente... e eu terminei chorando!