domingo, 23 de agosto de 2009

Passagem por Ouaga e a Marilú

No domingo de manhã bem cedo então pegamos o ônibus para Ouaga. Depois do carregamento habitual - sobe galinha, sobe saco, sobe nossa moto - entramos no ônibus e logo de cara uma informação meio duvidosa... o motorista nos disse que a viagem duraria cerca de 2 horas e meia... hummm... achamos difícil de acreditar, sobretudo sabendo que apesar da distância total de 190km, uns 80km eram em estrada de terra... pegamos a estrada então já eram quase 7h da manhã. Sacode daqui sacode de lá, uma hora, duas horas, e depois das tais duas horas e meia tínhamos chegado, em Yako, a 110 km de Ouaga!!!! mas pelo menos o resto da viagem seria em estrada de asfalto! Com as diversas paradas do ônibus, acabamos chegando em Ouaga por volta do meio dia e meia! mas chegamos bem! Desce saco, desce galinha, desce bode-que-subiu-no-meio-do-caminho, e desce também nossa moto! Foi muito bom não ter que pegar táxi pra ir pra casa do Pierre! mas o trânsito, mesmo no domingo já se mostrava bem agitado! A tarde choveu bastante! e então ficamos todos em casa na companhia das meninas do Mali que ainda estavam por aqui.

Os dois dias que passamos em Ouaga ficamos correndo de um lado para o outro na cidade a procura de coisas que não encontramos aqui em Dédougou: capacete, sinta de segurança (para diminuir o impacto sobre a coluna quando das viagens de moto pelas estradas de terra cheias de buracos), mapas da região, e outras coisitas mais (chocolate pra Dona Juliana, colher de pau, pregador, etc...). Entre as compras tivemos dois encontros interessantes: um com o professor Sylvestre Ouedraogo, com quem já havíamos discutido na nossa primeira passagem por Ouaga em julho, e outro com Benjamin Sia, professor também da Universidade de Ouaga com quem visitamos rapidamente o centro de educação a distância da universidade.

Entramos em contato por email com a Iara, uma petropolitana que faz missões evangélicas aqui em Burkina. Foi um contato da prima da Ju, a Vitória, mas não sabíamos onde exatamente ela estava por aqui. Aproveitamos nossa passagem pela capital e acertamos! Iara nos telefonou no mesmo dia e nos encontramos para comer uma pizza! Isso mesmo! Comemos pizza de 4 queijos num restaurante para "tubabus"!!!

Decidimos voltar de ônibus por causa das chuvas, o estado da estrada (no trecho de terra) devia estar difícil então preferimos não arriscar... a travessia de moto vai ficar pra próxima! A viagem de volta foi bemmmm longa! 6 horas e meia! realmente o trecho de terra não estava nada bom... chegamos bem, bem cansados!

Chegando em casa uma surpresa! Temos uma galinha! Pierre ganhou uma galinha de presente de um dos agricultores que ele entrevistou nessa semana! Cantamos para o Pierre a musiquinha "eu tinha uma galinha que se chamava Marilú..." ele gostou da sugestão e então estamos cuidando da Marilú. Esses dias ela fugiu e foi uma correria só pegar ela de volta! Ela ainda está estressada da viagem (veio de ponta cabeça no guidão da moto, como fazem sempre por aqui).

No mais... 4 dos nossos amigos portugueses foram embora! Mas o Bruno e a Miriam ainda ficam mais duas semanas e até lá vamos conhecer pessoalmente as atividades que eles fazem aqui com as irmãs.