terça-feira, 1 de setembro de 2009

Ainda em tempo

Bem que a gente tenta vir aqui mais vezes para contar as novidades na medida em que elas vão acontecendo... mas às vezes é difícil!

Entre as atividades "formais", Eric e Ju trabalhando, tivemos alguns acontecimentos! A Marilú já colocou 3 ovos! O primeiro ela colocou atrás da porta de entrada da casa e quem viu foram as crianças, que também montaram uma casinha pra ela. Dois dias depois o ovo apareceu quebrado, mas não sabemos se foi ela ou um desses lagartos que andam por aqui. Mas depois disso ela já colocou mais 2 ovos, mas eles não estão na casinha que montamos pra ela, um num canto do quintal, outro de novo atrás da porta! Dessa vez achamos melhor não mexer...

As visitas continuam, aliás essa semana a criançada deu canseira na gente, eles vêm muito aqui e nem sempre eles entendem quando falamos que estamos ocupados, eles até oferecem ajuda (risos)! Num dia desses, no final da tarde, colocamos um desenho animado pra elas verem - Os incríveis - juntamos umas 15 crianças na sala, com direito a pipoca, suco (xarope de menta) e bala! Eles ficaram vidrados, mesmo os pequenos que não entendem francês, nem todos têm televisão, nem luz!

Também recebemos a visita do pessoal que trabalha na colônia de férias (Vacances Loisirs). Vieram nos visitar Pierrete, Vincent, Armand, Félix e Silvan, eles trouxeram o material para fazer o chá que eles costumam tomar no final da tarde. Um chá bem forte e bem doce, que se toma em 3 etapas... pra conversa render! Também vieram Bruno e Miriam, os portugueses que ainda estão aqui. Entre uma história e outra a "troupe" quis brincar de teatro com a gente e até improvisamos umas cenas sobre o papel da mulher, foi divertido!

No final de semana fomos visitar a prisão de Dédougou junto com o Bruno, a Miriam e as Irmãs. Hum... não é divertido né! Mas foi interessante a experiência. Realmente a prisão aqui não tem muita segurança (achamos que os "piores" casos devem ir para Ouaga) e o ambiente é menos agressivo do que pensávamos (pelo menos com a ideia que temos de prisão no Brasil). Fomos para conhecer o trabalho das Irmãs, que consiste em conversar com os presos e servir comida (o "tô", uma refeição bem melhor do que eles comem durante a semana). Fomos nas quatro "alas", uma dos homens que aguardam julgamento, uma dos rapazes (menores), uma das mulheres (que ficam com seus filhos) e a última dos homens que já foram julgados, mas nos reunimos no pátio de cada uma delas. Chamou atenção o fato de as Irmãs esperarem os muçulmanos acabarem a oração deles para começar o trabalho. Ficamos em silêncio aguardando. Quando eles acabaram, se juntaram ao grupo que estava nos aguardando e também ouviram o que as Irmãs tinham pra dizer e, claro, também foram servidos. Foi meio apressado porque a chuva estava vindo, não vimos direito, mas eles fazem trabalhos artesanais para ganharem um dinheirinho.

Tem chovido bastante por aqui! Tem dias que esquenta muito mas quando a chuva vem refresca bastante! O final de semana foi mais na chuva do que no calorão. Isso atrapalhou o nosso programa de passear para ver hipopótamos na região. Vai ficar pra outra! Falando nisso, um elefante apareceu por aqui em Dédougou!!! Não se sabe se ele se perdeu mas ele estava meio nervoso... atravessou a "cour" do alojamento onde os portugueses estão (que faz parte de uma congregação católica) e levou dois muros!!! Não vimos o bichinho mas vimos o seu rastro! Uau que medo!

PS: fizemos cachorro-quente e doce de abóbora! Estava uma DELICIA! Matamos a vontade e a saudade de comer uma coisa mais gostosa! O Pierre e a Anne adoraram!!