sexta-feira, 31 de julho de 2009

Aw ni wula!

Agora somos também estudantes de Dioula!!! uma das línguas locais do Burkina Faso.
Aw ni wula
quer dizer boa noite! Além de ser a língua local da região de Dédougou, o Dioula é importante aqui na África Ocidental pois é uma língua comercial; mesmo que não seja a língua de algumas cidades no Burkina podemos nos comunicar usando ela! Eric, Pierre e eu estamos fazendo 3 aulas por semana, à noite. O nosso professor é o Laurent, um burkinabês, pra variar gente boa, que é formado na área de letras, conhece bem as duas línguas (Francês e Dioula) e inclusive faz traduções nos vilarejos onde o povo é praticamente analfabeto. Estamos aprendendo a origem de algumas palavras, é bem interessante, o difícil mesmo é por em prática, pois o Dioula não é parecido com nada que conhecemos! Por exemplo, eles chamam o adubo de nogo e o adubo químico, produto químico, eles chamam de tubabu-nogo que significa adubo dos brancos! Lembram que as crianças chamam a gente na rua de tubabu? Pois é... muitas palavras que pra eles estão associadas à cultura ocidental, eles acrescentam o "tubabu" para distinguir do familiar. Mas o nogo está escrito errado, na verdade o alfabeto deles é um pouco diferente e o "o" da palavra nogo por exemplo é uma vogal parecida com um "c" ao contrario, em meia-lua e se lê "ó".

Bem, fora nossas descobertas com o Dioula, a semana foi ainda de "arrumações". Chegou a nossa cama, um armário e uma mesa de escritório, tudo bem simples, naquele jeito que contamos aqui... mais ou menos bem feito. Chegou também a nossa geladeira (tipo frigo-bar)! Isso foi bom! Mas foi uma história! Depois do Eric negociar aqui e ali, o Moussa ligou para o amigo dele trazer de não sei onde, era pra chegar na segunda-feira. Mas, parece que o ônibus quebrou na estrada e ficou. Liga pra e pra , chega hoje, amanhã... e finalmente chegou dois dias depois, na quarta-feira. Como tem chovido quase todos os dias desde o início da semana, as estradas estão ruins e pode ser que a geladeira tenha dormido mesmo na estrada...

Falando em chuva, hoje choveu muito! Muito! E descobrimos outras goteiras pela casa, não é só uma como tínhamos pensado! Tivemos que mudar de lugar a nossa mesa com nossos livros, estava quase tudo arrumado! Mas tudo bem, até temos uma cortina pra separar o box do resto do banheiro. Quem sabe agora paramos de molhar o vaso durante o banho! Só sei que numa noite em que a chuva veio de madrugada eu acordei o Eric... fiquei com medo da chuva que nem criança assustada! Muito forte, ventania e muito barulho no nosso telhado!

Vários vizinhos vieram visitar a gente! Entram, chegam, sentam... conversam e se mostram surpresos quando falamos que somos do Brasil! Todos ligam logo ao futebol e às novelas (aqui está passando "Páginas da vida"). Quem vem mesmo são as crianças. Hoje, logo depois da chuva, Eric ouviu um barulho no quintal e entrou em casa falando "Ju, tem umas 8 crianças fora, sentadas na varanda!" rsrs Eu perguntei para as crianças o que elas faziam nas férias (aqui estamos nas férias de verão, aulas em setembro) e a resposta é sempre "nada" ou quando são as meninas "lavar roupa, prato, cozinhar, etc" e os meninos "cuidar dos animais, buscar água". Crianças aqui trabalham, principalmente as meninas! Mas como estava na hora do almoço e tínhamos que esperar a "ciesta" acabar para sair, eu perguntei se eles gostavam de desenhar... e os sorrisos tímidos me deram a resposta. Entrei, busquei papel, canetinha e lápis de cor... passamos uns 30 minutos desenhando... todos querendo mostrar o desenho! Contentes! Uns 3 pequenos não entendem francês e eu muito mal o Dioula, mas os desenhos e o colorido expressaram a alegria deles também!

O Azer também veio aqui um dia desses, o Eric foi buscar ele em casa pra passar período da ciesta com a gente. Ele pediu banana e biscoito, deu umas voltas e depois desenhou a casa com um baoba no quintal! A Leticia, tia dele que está passando as férias aqui, não pôde vir... a Francine não deixou... ela tinha muito trabalho pra fazer em casa, ficamos surpresos e chateados, pois havíamos prometido e ela é uma criança, mas tampouco podemos reagir.

Nossos amigos Anaïs (canadense que trabalha temporariamente na UGCPA), Ismael ("irmão burkinabês" da Anaïs ), Youl e Pierre vieram aqui também... falamos de tudo um pouco! Até vídeo do Ayrton Sena rolou! E até a nossa vizinha de cour, Natacha, se sentou com a gente! Tudo regado à pipoca, amendoim e cerveja!