quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Recebendo visitas francesas

Os pais da Anne e do Pierre tiraram férias e vieram conhecer o Burkina. Hoje eles chegaram aqui em Dédougou. Foi muito legal recebê-los em casa e conversar com "gente de fora" aqui, in loco!

Eles vão embora amanhã de manhã para Ouagadougou. Então hoje almoçaram na Francine (que ficou toda boba com as visitas), passearam pela cidade, foram no mercado, no trabalho do Pierre e aproveitaram a tranquilidade de Dédougou para descansar à tarde.

O Pierre encomendou um peixe na brasa para a janta e convidamos também o Fidèle e o Armand para comerem conosco. Isso foi de propósito. Bem, o Fidèle na verdade foi porque ele é alguém que, havendo ocasião, tem mesmo que conhecer. Ele chega, toma o seu "posto" e se torna o centro da conversa, conta histórias e levanta assuntos polêmicos...

O Armand sim foi mais proposital. O Armand é o responsável pelo projeto Vacances Loisirs, se lembram? Ele também é o coordenador da Compagnie Théatrale de la Solidarité (Companhia Teatral da Solidariedade). Ele e a trupe acabaram de fazer um tour pela região apresentando uma peça sobre a responsabilidade civil de pagar os impostos, encomendado pelo governo e estão preparando outra sobre o palu (o que é muito bom!). Ele gosta muito do que faz e sempre está correndo atrás para continuar seus projetos, de alguma forma. O Pierre queria que o Armand conhecesse o pai da Anne, Patrice, que trabalha numa associação para a promoção do teatro francófano que fez bastante festivais (por exemplo) aqui na África do Oeste e em outros países.

Conversamos bastante, de tudo um pouco, sobre as impressões deles dessa viagem, etc. mas também falamos de projetos e ter reunido o Fidèle, o Armand e o Patrice foi legal, saíram algumas ideias para futuros projetos e ficamos todos bem contentes com esse encontro! Agora vamos ver no que vai dar!