Estamos atualizando o blog sentadinhos na varanda da nossa nova casa e admirando uma lua linda! A casa tem água corrente, cozinha (com pia e torneira) e banheiro (com ducha, vaso sanitário e pia)!!! Ela ainda não tem forro no teto, mas ontem choveu a noite e só tivemos uma goteira :) A casa é grande para nós dois, mas foi o que encontramos!
Nos mudamos na quinta-feira, dia 23. Conseguimos uma ajuda do pessoal da UGCPA, eles emprestaram o carro pra gente poder transportar nossas malinhas (com motorista e tudo). Foi rápido, voltamos em casa e só foi o tempo de arrumar o que estava fora das malas. O pessoal já sabia que talvez mudaríamos, mas o Azer (filho da Francine) fez uma cara de "não estou entendendo nada" e veio perguntar para a Ju "tia, você vai viajar?" Pronto! 10 dias nessa cour foram o suficiente para a choradeira! Azer e Ju choraram como se os 6 meses já tivessem passado. No final das contas é até melhor assim, essa dependência emocional não ajuda muito (nenhum lado) e para nós dois vai ser bom ter um espaço mais reservado, as crianças já entravam na casa, ficavam curiosos com o computador ligado... o que na medida do tempo e das páginas da tese do Eric crescendo poderia cansar. Nem sempre estamos dispostos a dar atenção pois precisamos de concentração e descanso também e na cour tem sempre alguém pronto para conversar.
Enquanto passamos a semana vendo casas (visitamos 6) e esperando essa ficar pronta, muitas coisas aconteceram. No geral, estamos naquele processo de adaptação: sentindo muito calor, estranhando a comida, nos familiarizando com a moto, com o "trânsito" e com o som que vem das mesquitas varias vezes no dia -inclusive às 4h da manhã! - "convocando" os muçulmanos para a oração. Ainda, querendo nos acostumar com a idéia de que ficamos sujinhos mesmo todo dia (suor + poeira que cola no protetor solar e no óleo contra mosquitos). MAS algumas coisas nos agradam muito: o entardecer, o céu à noite, o barulhinho de grilo, cabra, vaca... tranquilidade e o contato com o povo!
No domingo passado fomos recebidos pelo "Monsieur le DREBA" - Ganou Gnissa (Diretor Regional de Ensino Básico e Alfabetização). Apesar de ser uma "autoridade", nos recebeu com roupa de domingo e muita simpatia! Conversamos rapidamente e no dia seguinte ele levou a Ju para visitar uma colônia de férias que ele ajuda como padrinho. As crianças estavam em circulo embaixo de um carramanchão e cantaram uma cantiga de boas-vindas para a Ju! Foi emocionante! A tarde ainda teve uma reunião com o responsável pelas Tecnologias da DREBA e na saída, o Ganou se despediu da Ju na casa dele (ele mora na sede da DREBA)... ele tem uma tartaruga enorme no quintal, ela deve ter uns 40 anos!
As 7h e algo da manhã do dia seguinte (o dia começa cedo e ligam mesmo cedo pra gente, normal) o Ganou liga: encontro com o responsável da colônia. Armand é um rapaz que trabalha no Ministério da Juventude e do Emprego, educador de formação, cheio de convicções e boas iniciativas! Entre outras, ele nos apresentou um professor de Dioula (língua local)!!! Vamos começar em breve nossas aulas particulares...
Comentários culturais: nas conversas com os homens, predomina sempre o lado machista. Os cristãos só podem se casar com uma mulher, os muçulmanos com até 4 e os animistas com quantas quiserem. A mulher sempre inferior ao homem, não fica bem socialmente para ele se ela se sobressai em algo (profissional ou socialmente). Em alguns situações, depois de darem informações por exemplo, eles vêm com gracinha, sugerindo ao Eric de deixar a Ju com eles! Ou alguns dizem que queriam ter uma brasileira como segunda esposa! O Eric deixa bem claro sempre apresentando a Ju como "esposa"... isto é, casada! E independentemente da religião a mulher só tem direito de se casar com um homem e ponto.
Também falando sobre o "jeitinho burquinabês de ser"... buscando comprar coisas para nos instalarmos aqui, neste caso faca para cortar legumes, colher de pau, geladeira, espanta-mosquitos... nunca tem lojas especificas né... e quando pedimos informação: "eu não tenho aqui, mas sei quem tem, quer que vá buscar ou quer alguém pra te levar lá?" ou mandam alguém acompanhar a gente até o local ou ligam pra pessoa e marcam "passa aqui amanhã à tarde que vou ligar pro meu amigo enquanto isso". Muito engraçado! Desde ontem estamos atrás da geladeira, um frigo-bar, mas não se vende aqui. Perguntam "vocês querem novo?" E respondemos "sim! Como fazemos para escolher?" O rapaz de um mercadinho nos colocou em contato com alguém que traz de não sabemos onde... detalhe: a negociação é feita com a descrição da geladeira e é dado um preço (a marca não faz parte da descrição, segundo eles "tanto faz"). E o Moustafa, da lojinha de bacias, baldes, etc disse pra gente que o amigo dele traz até segunda igual a que ele levou a gente pra ver na lojinha de bebida ao lado... na caixa e tudo! Ai ai... falando nele, seu Eric pergunta se ele tinha escorredor de louça (????) rsrsrs ele nem entendeu... além de cozinha com pia ainda queremos escorredor? Estamos pedindo muito né?
Eric... entre idas e vindas, encontros e momentos na cour... trabalhou num artigo que tem que entregar esse final de semana!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi queridos....
ResponderExcluirMuito bom saber noticias e boas principalmente,deve ter sido sofrido sair da casa engraçada,deixar as crianças então...
Mas para adaptarem-se foi preciso sacrificar algo.Para nós também é um aprendizado estas novas experiências de vocês.Vocês bem e confortáveis na medida do possível poderão ter tempo para darem atenção para Francine e as crianças nos momentos de folga. Fico emocionada com seus relatos, dá muita vontade de estar com vocês.
Um homem valente não é um homem sem medo; é aquele que não se deixa paralizar por sua insegurança, e segue em frente.
Paulo Coelho
Bom trabalho para os dois.
Beijocas saudosas.
mes amis,
ResponderExcluirparabéns por terem conseguido uma casa européia, na Africa!! rs
quanto ao escorredor de louça... um pano de prato dobrado num canto da pia, já quebra um galho, pq dá pra colocar os pratos de pé sem que escorreguem (dicas de sobrevivencia no resturante do pai...) e como aí é quentinho, seca rapidinho!! Estou adorando "viajar" com vcs!! bjinhos e ótima semana!!
Que linda mensagem do Paulo Coelho! Aos pouquinhos vamos "chegando"
ResponderExcluirFai, já demos um jeitinho para o escorredor, aqui tem umas bandejas de plástico que estão nos servindo "très bien"!
Estamos ""domesticando" o espaço!