
O dolô é uma cerveja à base de sorgô, uma bebida bastante tradicional aqui, principalmente nos vilarejos. As receitas variam de acordo com a etnia, mas em todos os casos é um processo que dura vários dias, em geral, 3 dias.

A primeira etapa é espalhar o sorgô e deixá-lo germinar, molhando-o de vez em quando. Depois secam e moem. Acrescentam água nessa farinha para "inchar" o sorgô e vão remexendo de vez em quando num período de algumas horas.
Essa mistura fica secando num "canari" (jarro) e depois eles colocam essa mistura para ferver. O tempo de cozimento depende da receita, mas o dolô fica cozinhando de 8 à 10 horas.
Antes de fazer a fermentação do dolô, numa primeira etapa, eles fazem o "petit dolô", uma bebida bem concrentrada e doce, geralmente separada para as crianças e as grávidas.
Depois é acrescentado a levedura para fazer a fermentação, o jarro fica tampado e o dolô fica esfriando durante horas. Nessa etapa a bebida já é fermentada, mas menos forte.

Em geral são as mulhres que preparam e vendem. Atualmente tem os bares como conhecemos, eles aqui chamam de "maquis" mas tradicionalmente o dolô é vendido nos "cabarés", que são vendas mais "escondidas" e para conhecedores.

Essa é a "cour" da Dona Josephine, onde ela prepara o dolô.

E essa é a Dona Josephine!
agora q vi essa fotos!!
ResponderExcluiradorei!!
bjinhos