segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A despedida

Chegou o dia! Aperta daqui, empurra dali e acabamos de conseguir fechar as malas! Estamos nos despedindo do Burkina Faso, dessa vez... nunca se sabe né!?

As últimas semanas foram muito agitadas para terminarmos o nosso trabalho, dar tchau para todo mundo e fazer mais uma mudança. Apesar do corre-corre, tudo deu certo. Conseguimos revender quase tudo que tivemos que comprar quando chegamos. Fizemos uma lista que rolou em vários lugares e também preços por pacotes e muito atraentes para conseguirmos vender tudo rápido. Os burkinabeses que não são nada bobos, correram para aproveitar essa pechincha! No final foi mais fácil do que pensamos e o nosso amigo Bakary, que comprou a cama, foi gente boa e deixou o colchão com a gente para passarmos a última noite em casa!

Como sempre é por aqui, programamos tudo e as coisas saem um pouco diferentes pois na última hora passa gente em casa e no dia em que saímos de Dédougou (sexta-feira passada), às 6 horas da manhã, já tinha começado o movimento! Era o Dramane (nosso amiguinho) para nos dar um presente. Ele veio cedo porque a aula dele começa às 7h! O presente é uma canoa esculpida em madeira que o irmão dele fez.

As despedidas foram muito emocionantes! Em casa recebemos vários amigos. Nossos vizinhos Robert e Odete (filha do Fidèle) nos deram de lembrança uma bebida bem típica, tipo uma água de côco tirada diretamente do caule das palmeiras, que tem na região de Banfora. Também nos presentearam com um lindo tecido tradicional.

A despedida do nosso amigo Fidèle também foi muito emocionante, ele aproveitou para nos dar bençãos para o nosso casamento e, principalmente, nos deu conselhos para manter a harmonia entre nós, dando especial importância para a compreensão. Nos despedimos com um forte abraço!

Na véspera da nossa partida, nos despedimos da Francine e de outros amigos. Passamos nos dois mercadinhos de Dédougou para resolver últimos detalhes e ganhamos de presente uma coca-cola de um e um biscoito de outro. Passamos também na missão das Irmãs da Madre Tereza e ganhamos de lembrança um porta-retrato com uma foto dela. A noite, jantamos com a equipe da UGCPA no maquis do Tierry. Dele ganhamos camisetas de lembrança da La Rotonde. Vamos fazer propaganda de Dédougou nas baladas pelo Brasil afora! E o presidente da União pediu a palavra e falou em nome da equipe nos dando votos de boa viagem e agradecendo o bom séjour que tivemos entre eles.

O pessoal veio buscar as coisas em casa com charretes puxadas por asnos. No dia da partida, o pessoal da UGCPA veio nos buscar de carro, o que nos ajudou muito! Saímos então de Dédougou no dia 18 de dezembro de manhã e vários amigos foram se despedir da gente na "rodoviária". O Armand nos deixou de lembrança da troupe duas dabas e tecidos tradicionais que eles pintaram com as nossas iniciais. Ah! O Amado, de um dos mercadinhos, também nos deixou uma caixa embrulhada para presente, com laço e tudo, com uma bolsa pra Ju e camisas pra gente... dentro de uma caixinha de isopor. Gostamos muito de todas as lembranças!

Enfim, ônibus pronto e lá fomos nós! Passamos esses últimos dias em Ouagadougou resolvendo pequenas coisas, nos despedindo dos brasileiros (Marília, Leila e Daniel) e refazendo as malas! Agora estamos quase prontos e passamos por aqui para deixar um último recadinho escrito em terras burkinabeses!

Obrigado a todos vocês que seguiram essa nossa aventura! teremos a ocasião de conversar ao vivo sobre isso tudo em breve, pois na quarta embarcamos para o Brasil! Afinal, o que pudemos escrever aqui é só uma pontinha de tudo o que vivemos nesses seis meses!

Nenhum comentário:

Postar um comentário