segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Ju se despedindo

é... partida de novo. Até nessa hora a sensação é estranha, de altos e baixos. Estamos deixando a África, onde vivemos os 6 meses mais "doidos" de nossas vidas... poderia dizer assim. Em alguns momentos eu daria tudo para ir embora, em outros, eu poderia viver o resto da minha vida aqui.

Tudo novo, todas as nossas referências mudam... África... essa relação de amor e ódio... onde chorei tanto, onde me emocionei tanto, onde aprendi muito... espero guardar tudo isso para sempre!

O saldo é 110% positivo, gostei muito de ter vindo com o Eric, de ver o seu trabalho se desenvolver, de ver como ele foi conquistando seu espaço com coragem e estabelecendo relações com os agricultores. Estou orgulhosa! Feliz, principalmente, de ter amadurecido tanto o que estamos construindo juntos.

Conheci pessoas incríveis aqui, que passei a admirar e que torço muito para que tenham uma vida melhor, pelo menos, que consigam realizar com saúde e sucesso o que pretendem ainda... tornando esse mundo melhor.

Gostei muito de ter dado aula, de ter brincado com as crianças, de ter ajudado as irmãs de vez em quando. Isso me ajudou muito a aliviar um pouco o que vemos e não podemos, sozinhos, fazer muita coisa. Gostei de ter tido a chance de contato com pessoas de culturas, hábitos, pensamento... tudo tão diferente de mim e do que tinha visto até então. São muitas informações, é complexo e contraditório... levamos uma vida inteira para entender certas coisas.

Foram 6 meses de dias seguidos de sol, mesmo na época das chuvas. Vou sentir falta da roupa seca no quintal de casa. Vou sentir muita falta do canto dos galos e dos pássaros no amanhecer, das cabras ao longo do dia e do entardecer de Dédougou. Ah! Sem contar das noites estreladas e das luas que iluminam com força as cours onde tudo acontece.

Sou muito grata a todas as pessoas que cruzaram o nosso caminho, ao carinho e alegria com que fomos sempre tratados e recebidos pelos amigos. Todos eles não entendem o que escrevo aqui, mas não deixa de ser um reconhecimento... pelo menos aqui registrado.

Um comentário:

  1. Ju e Eric,é com muita emoção que me despeço também desta aventura que participei, viajando e vivendo momentos lindos, pelo relato de voces, e também pela oportunidade de ter conhecido uma cultura tão interessante, de ter sofrido com as suas decepções, mas depois de águas passadas ter testemunhado através do skype o quanto voces foram pessoas do "BEM", o quanto o amor ao próximo foi praticado, de ter conversado com algumas pessoas que os acolheram. Estou muito orgulhosa e agradecida por voces terem cumprido seus objetivos,e agora estou aguardando ansiosa e muito feliz a vossa chegada ao BRASIL.
    BOM REGRESSO E PARABÉNS!!!!!!!!

    ResponderExcluir